Casa Civil do DF busca apoio do governo federal para política de resíduos sólidos

Boa oportunidade para valorizar os servidores do SLU

A Secretaria de Estado da Casa Civil participou, na tarde desta quinta-feira, no Palácio do Planalto, de reunião com a Secretaria-Geral da Presidência da República e diversos órgãos do Governo Federal e do GDF sobre a política de resíduos sólidos no Distrito Federal. No encontro, foram debatidas a formalização de parcerias para tornar a Capital da República referência nacional no setor.

A reunião foi solicitada pela Casa Civil à Secretaria-Geral da Presidência da República. O secretário-adjunto da Casa Civil, Afonso Oliveira de Almeida, apresentou na ocasião as ações adotadas pelo governo e as necessidades locais para o tratamento adequado dos resíduos sólidos. As políticas na área passam por três eixos básicos: a desativação do lixão da Estrutural e a construção do aterro sanitário, em Samambaia; a realização da coleta seletiva; e o desenvolvimento social e econômico dos catadores de lixo.

Segundo Afonso Almeida, o último entrave para a construção do aterro foi solucionado com a liberação do terreno. “A nossa política está bem estruturada, com início, meio e fim. Por isso, as possibilidades de parcerias são infinitas”, afirmou. Entre os projetos, está a construção de 16 galpões para os catadores fazerem o trabalho de reciclagem, com recursos oriundos do GDF e do BNDES. “Não faltará orçamento da parte do GDF para realizar essas parcerias”, disse o secretário-adjunto.

Os órgãos do Governo Federal e as empresas públicas aprovaram as medidas apresentadas pelo GDF e se mostraram interessadas nas parcerias. De acordo com o Ministério das Cidades, a efetivação dos convênios tem de abranger também os municípios da Região do Entorno. Parte das ações estarão previstas no Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Para o prosseguimento das discussões, foram divididos grupos para tratar da assistência aos catadores; das questões que envolvem infraestrutura; além da formação de um comitê executivo.

Participaram da reunião autoridades da Secretaria-Geral da Presidência da República, do Ministério das Cidades, do Ministério do Meio Ambiente, do Ministério do Desenvolvimento Social, da Fundação Banco do Brasil, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Do GDF, além do secretário-adjunto da Casa Civil, estiveram presentes os secretários de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest), do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), além dos presidentes do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e do Instituto Brasília Ambiental (Ibram).

Fonte: Agência Brasília https://credit-n.ru/informacija/informacija-dlja-vkladchikov/pamjatka-o-poluchenija-vozmeshhenija-po-vkladam.html https://credit-n.ru/offers-credit-card/ren-drive-365-credit-card.html https://credit-n.ru/offers-zaim/online-zaym-na-kartu-payps.html