Irritada com atendimento, mãe agride servidora e quebra guichê no Hmib

Hmib decretou bandeira laranja, devido à quantidade de pacientes. Filho da agressora foi classificado com pouca gravidade, o que a revoltou

Uma mulher é investigada após agredir uma servidora do Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib), na Asa Sul, na noite dessa segunda-feira (21/3). A mãe chegou ao local em busca de atendimento para o filho e ficou indignada quando o pequeno recebeu classificação de risco na cor verde, sinalizando pouca gravidade para o caso. Revoltada, a mulher foi ao carro, deixou a criança e voltou com uma pedra, que lançou contra o guichê de atendimento, quebrando a vidraça do local.

Devido à alta demanda de pacientes na unidade de saúde, a direção do Hmib decretou bandeira laranja durante o plantão. Quando isso ocorre, o hospital preserva a capacidade de atendimento de pacientes classificados nas cores em laranja ou vermelha, mais graves.

A Central de Regulação, do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros do DF foi orientada a encaminhar solicitações e atendimentos a outras unidades de saúde, que estejam aptas a receber a demanda no momento.

Diante da gravidade do caso, um boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), que apura o caso. Em nota, a direção do Hmib classifica o ato de violência como “inadmissível”.

Leia a nota na íntegra:

“A Direção do Hospital Materno Infantil (Hmib) lamenta profundamente o ocorrido contra a servidora da unidade na noite desta segunda-feira (21). O que ocorreu foi o seguinte:

Uma mãe levou o filho até o Hmib em busca de atendimento. Foi atendida pela Classificação de risco/ acolhimento e classificada na cor verde. Recebeu orientações da enfermeira classificadora sobre o quadro da criança e sobre o plantão que estava em Bandeira Laranja e a espera do atendimento.

Contrariada com a situação, ela foi até o carro deixar a criança e quando voltou atirou a pedra contra a servidora, que estava na recepção. Um boletim de ocorrência foi registrado após o fato.

A Direção informa que é inadmissível que servidores públicos sejam tratados desta forma no desempenho de suas funções em prol da assistência à Saúde no Distrito Federal, independente do setor que atuem

Quanto à demora no atendimento, a SES esclarece que o Hmib está funcionando normalmente.O que ocorre no momento, em função da alta demanda e do grande números de pacientes internados, é a decretação da “Bandeira Laranja”. Ou seja, quando está preservada a capacidade de atendimento de pacientes classificados em laranja ou mais grave.

Cabe ressaltar que os hospitais podem decretar as chamadas “bandeiras” para atendimento nos prontos-socorros, de acordo com a demanda recebida e internação. Os atendimentos de emergência da rede pública do Distrito Federal seguem a Portaria nº 386/17, que estabelece diretrizes de contingenciamento em caso de necessidade.

Por fim, a direção do Hmib esclarece que já notificou a Central de Regulação, do Samu e o Corpo de Bombeiros, orientando que as solicitações e ocorrências sejam encaminhadas a outras unidades de saúde, que estejam aptas a receber a demanda no momento.”

Fonte: https://www.metropoles.com/distrito-federal/irritada-com-atendimento-mae-agride-servidora-e-quebra-guiche-no-hmib