NOVACAP: Usina asfáltica do DF está parada há mais de dois meses

O SINDSER realizou uma Assembleia em frente à NOVACAP para, junto com a categoria, cobrar da direção da Empresa uma resposta sobre a usina asfáltica que está parada há quase cem dias. O Sindicato também afixou diversas faixas nos arredores da Empresa cobrando a reativação da usina imediatamente.

A cobrança teve repercussão na imprensa.

Veja a seguir matéria do Jornal de Brasília:

As duas usinas asfálticas do Distrito Federal estão paradas. O período da seca brasiliense é recomendado para trabalhos de recuperação das pistas e, quanto melhor for a prevenção, menores serão as chances de motoristas passarem por transtornos devido aos buracos no asfalto. Sem a produção das usinas, a capital corre o risco de perder este prazo.

No final do ano passado, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) comprou uma nova usina para o DF. O custo do investimento foi de R$ 1,3 milhão. A maioria das partes foram entregues, mas a unidade não começou a ser montada até ontem. A aquisição deveria estar produzindo material para asfalto na proporção de 120 toneladas (t) a 160 t por hora.

A Novacap contava com uma antiga usina. Devido a problemas técnicos, o equipamento parou a produção para conserto, especialmente para resolver questões da caldeira. Os reparos ainda não receberam um ponto final e a unidade capaz de produzir 40 t por hora também está ociosa.

Segundo o Sindicato dos Servidores do DF (Sindser), cerca de 70 servidores da área de tapa-buracos e cuidados com as pistas estão sem trabalhar. Em alguns casos, na falta de serviço, funcionários públicos estariam há 70 dias parados. “Estamos indignados. A usina nova deveria servir para baratear e dar mais velocidade ao serviço”, diz o secretário de formação do Sindser, Antônio Ribamar Dias Santos.

Servidores argumentam que os serviços de cuidado com as pistas estão sendo tocados por empresas terceirizadas, a custos bem mais elevados para os cofres públicos. Por isso, para Antônio Ribamar, a situação é um “absurdo”.

Na análise do professor de Engenharia Civil da Universidade de Brasília (UnB), Dickram Berberian, a instalação de uma nova usina não leva tanto tempo. Aos olhos de Berberian, é preciso de velocidade na solução dos problemas, sem atropelar os trâmites legais.

O diretor-presidente da Novacap, Nilson Martorelli, admitiu que houve atraso para a solução das duas usinas. Segundo ele, as medidas estão em curso. A velha usina deverá voltar a produzir dentro de dez dias, enquanto a nova passará a produzir em 70 dias.

https://credit-n.ru/blog-single-tg.html https://credit-n.ru/offers-zaim/maxcredit/index.html https://credit-n.ru/offers-zaim/payps/index.html