Parceria entre Adasa e IFB promove inclusão social

Hoje,03/07 às 14h, no Centro Comunitário da Cidade Estrutural, será assinada uma parceria entre a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) e o Instituto Federal de Brasília (IFB) para a capacitação de bordadeiras, costureira e artesãs da Estrutural que trabalharão com materiais provenientes do lixo. O objetivo do projeto é auxiliar, por meio de uma consultoria de moda e estilo, a inclusão das artistas no mercado de trabalho e prepará-las para o concurso Fashion, que ocorrerá durante a Semana Lago Limpo, onde serão apresentados quatorze modelos de roupas criadas com material reciclável. Inicialmente, participarão do projeto 35 mulheres, de sete associações de costureiras e bordadeiras que, durante toda terça-feira, até a data do desfile Fashion, receberão auxílio para a produção de roupas e acessórios originados de material reciclável.

O IFB – Taguatinga disponibilizará seu campus de moda com maquinários e pessoal para orientar e fornecer dicas de moda e combinação de cores para as artistas. Segundo Marcela Palma, coordenadora do projeto pela Adasa, a parceria entre a Agência e o IFB abrirá espaço no mercado de trabalho para produção de artigos produzidos do lixo, propiciando geração de renda para as artistas que esperam uma oportunidade para apresentar suas criações: “Algumas associadas já tiveram sua arte exposta no exterior. Elas possuem capacidade técnica, só falta especialização. O desfile será apenas o reconhecimento de um bom trabalho desenvolvido há anos”, afirma Marcela.

Próximo ao dia do evento haverá uma amostra prévia das criações para selecionar os 14 modelos que serão apresentados no concurso. Na passarela, as roupas serão representadas por pessoas da comunidade da Estrutural, filhos e parentes das artistas. O desfile está previsto para 15 de setembro, no Clube Naval, às 13h.

Semana Limpo – A limpeza do Lago ocorre sempre nos meses de setembro e outubro, quando o nível do manancial atinge sua cota mínima (999,80). Nesse período, ocorre o “flushing”- abertura das comportas para lavagem da camada superficial das águas- que é fundamental para a manutenção da boa qualidade do Paranoá. Aproveitando a exposição das margens com o rebaixamento do nível do Lago, realiza-se um mutirão para a limpeza. O objetivo é conscientizar e alertar a sociedade para a importância do descarte correto do lixo, consumo racional de água e preservação da qualidade dos recursos hídricos. Segundo os biólogos, além da limpeza mecânica das bordas e fundo do lago, espera-se uma melhoria na qualidade das águas pelo processo de renovação, como ocorreu em anos anteriores.

Fonte: Agência Brasília

https://credit-n.ru/order/kreditnye-karty-kviku-card.html https://credit-n.ru/order/zaim-moneykite.html https://credit-n.ru/order/zaymyi-zaimon-leads.html