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    Home»Notícias e Artigos»Noticias»Procon a serviço da população
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    Procon a serviço da população

    set 2, 2013Updated:set 5, 2021
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    Justiça, Segurança e Cidadania

    Procon terá, pela primeira vez, um quadro de servidores próprios para atender à população. O órgão realiza mais de 26 mil atendimentos por mês e resolve 85% dos casos a favor do consumidor

    Ailane Silva, da Agência Brasília

     

    O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) terá, pela primeira vez, um quadro de servidores públicos próprios. A população poderá contar com o aperfeiçoamento dos serviços prestados na Central Telefônica de Atendimento 151, no Procon Móvel e nos nove postos de atendimento espalhados pelo DF. Isso só foi possível com a abertura de concurso público, no ultimo dia 9 de agosto, para provimento de 200 vagas e formação de cadastro reserva, o que garante, além de um atendimento contínuo, o aumento do pessoal.

    De acordo com o diretor do Procon, Oswaldo Morais, o quadro de pessoal do órgão é formado, em sua maioria, por cargos comissionados. “Os servidores públicos que estão aqui são oriundos de outros órgãos e o restante está em cargo em comissão”, disse o diretor, ao contabilizar 103 pessoas em cargos de confiança e 20 efetivos de outros órgãos.

    O Procon realiza, mensalmente, cerca de 7,5 mil atendimentos presenciais e 18,7 mil pelo Call Center 151, totalizando aproximadamente 26 mil atendimentos, fora aqueles realizados pelo Procon Móvel. O diretor do órgão ressalta que, com a realização do concurso, poderá haver a ampliação do atendimento.

    “Teremos mais atendentes à disposição da população e podemos até aumentar o número de postos do Procon”, disse. Ele explica que as 200 vagas oferecidas foram distribuídas da seguinte forma: 60 para fiscal de defesa do consumidor; mais 60 para técnico de defesa do consumidor (sendo 50 para área administrativa e 10 para técnico em contabilidade), além das 80 para analista.

     

    Quando procurar

    Os consumidores podem procurar o Procon para esclarecer qualquer dúvida sobre relações de consumo, desde que não seja de caráter trabalhista. Após o relato da situação, um dos técnicos do órgão faz uma análise e realiza os procedimentos cabíveis. “Atualmente, 85% da demanda é favorável ao consumidor e o restante vai para audiência de conciliação”, ressalta Morais.

    O diretor também avalia que é crescente a interação da população do DF com os assuntos relacionados ao consumo e a busca pelos serviços do Procon. “Hoje, temos um perfil de consumidores no DF bem diferente do resto do país. Nossa população está cada vez mais exigente e conhecedora de seus direitos”.

     

    Procon Móvel

    O Procon Móvel, atende, principalmente, às cidades que não possuem um posto de atendimento do órgão e às comunidades carentes que estão em locais de difícil acesso. O diretor do órgão, Oswaldo Morais, ressalta que a grande vantagem do Procon Móvel é que ele atende as classe emergentes C, D e E, que estão migrando para um novo mercado consumidor e adquirindo novos produtos. “Por isso devemos estar próximos a estas pessoas, prestando informações, esclarecimentos e registrando reclamações.

    A equipe do Procon Móvel realiza todos os serviços que são feitos presencialmente, como se o cliente estivesse em um dos postos de atendimento. O ônibus em que são prestados os serviços possui computadores, telefones e equipamentos necessários para o atendimento.

    O ônibus do Procon Móvel, neste ano, já visitou Taguatinga, Ceilândia, Itapoã, Varjão, Brazlândia, Samambaia, Recanto das Emas, Rodoviária e Parque Leão. Após parceria com a Secretaria de Estado da Mulher, além das visitas já realizadas periodicamente, a equipe do Procon Móvel também atua na Rede Mulher Cidadã, que visita as cidades prestando inúmeros atendimentos.

    Confira o cronograma:

     

    Agosto Cidade: ArapoangaData: 13 de agosto, das 14h às 18h

    Local: Centro de Ensino Fundamental

    Setembro Cidade: Planaltina-GOData: 17 de setembro, das 14h às 18h

    Local: Praça Central

    Cidade: Santa MariaData: 24 de setembro, das 14h às 18h

    Local: QC 01 Área Especial – Avenida dos Alagados

    Outubro Cidade: GamaData: 8 de outubro, das 14h às 18h

    Local: Estacionamento do Estádio Bezerrão

    Cidade: Zona RuralData: 22 de outubro, das 14h às 18h

    Local: a definir

    Novembro Cidade: Vicente PiresData: 19 de novembro, das 14h às 18h

    Local: Área Especial Escola Classe 02, Bairro São José, Rua 11

    Cidade: SamambaiaData: 26 de novembro, das 14h às 18 h

    Local: Av. Central Quadra 413/415 em frente ao conjunto 08

    Pontos de Referência: Esc. Classe 415 e Parque Três Meninas

    * As datas das visitas poderão ser modificadas

    Palestras

    Além de realizar os serviços já conhecidos, o Procon promove palestras para a população e para empresas. A equipe do órgão trabalha o tema educação para o consumo de diversas formas. Empresários, por exemplo, recebem esclarecimentos sobre os direitos do consumidor e orientações para que não cometam infrações.

    Os interessados pela palestra devem fazer uma solicitação por escrito contendo o número de pessoas que participarão, o local e o público-alvo. “Para cada público promovemos uma palestra diferente, de acordo com as suas necessidades. Este ano, já realizamos 12 palestras”, disse Morais. O documento deve ser entregue na sede do órgão. Para mais informações ligue 3905-5858.

     

    Central de Atendimento Telefônico 151

    Além de acolher denúncias, o consumidor pode sanar dúvidas, verificar a idoneidade de empresas, entre outros. Basta ligar para o número 151, das 8h às 18h.

     

    Atendimento Presencial

    O Procon possui, além da sede, mais oito postos de atendimento espalhados pelo Distrito Federal. Procure um posto mais perto de você e faça valer seus direitos. O Procon atende ao público, presencialmente, de 8 às 17h, de segunda a sexta-feira. Confira abaixo o endereço dos postos de atendimento:

     

    CENTRAL

    SCS Venâncio 2000 bl. B-60 sala 240

    Horário de funcionamento: 8h às 17h

     

    RODOVIÁRIA DO PLANO PILOTO

    Subsolo da Estação Rodoviária de Brasília Plataforma D – Projeto Na Hora

    Horário de funcionamento: 7h30 às 18h30

     

    CEILÂNDIA

    QNM 12 via NM 12A lote 18/20 – Ceilândia Norte – Projeto Na Hora

    Horário de funcionamento: 7h30 às 18h30

     

    GAMA

    Área Especial – 01 E/Q 55/56 – Central Shopping – Projeto Na Hora

    Horário de funcionamento: 7h30 às 18h30

     

    PLANALTINA

    Via WL 2 Setor Administrativo – Administração Regional de Planaltina

    Horário de funcionamento: 08h às 17h

     

    SOBRADINHO

    Qd. Central Bl. 11 Lote 07 – Serra Shopping – Projeto Na Hora

    Horário de funcionamento: 8h às 17h

     

    TAGUATINGA

    Shopping Top Mall – Av. Comercial Norte – Projeto Na Hora

    Horário de funcionamento: 8h às 17h

     

    BRAZLÂNDIA

    SCDN Bl. I Loja 05 – Rodoviária

    Horário de funcionamento: 8h às 17h

     

    GUARÁ

    AE do CAVE Administração Regional do Guará

    Horário de funcionamento: 8h às 17h

    Fonte: Agência Brasília

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