Projeto de trem Brasília-Goiânia avança

Voltou aos trilhos a ideia de ligar o Distrito Federal, Anápolis (GO) e Goiânia (GO) por trem.

Longe dos custos estratosféricos e dúvidas quanto à viabilidade técnica de um trem bala no Cerrado, a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) planeja um projeto ao preço de R$ 570 milhões.

Nesta quinta-feira, será assinado o acordo para a produção do projeto básico e do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), necessários para a formulação da licitação da linha. Dois modelos são estudados. O primeiro é colocar trens convencionais ao longo do trajeto de 190 km. O segundo é a adoção de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Com velocidade entre 140 km/h e 150 km/h, a linha levará passageiros e cargas de ponta a ponta em 50 minutos. O tempo é bem inferior ao necessário nas viagens de carro, ônibus ou caminhões pela rodovia BR-060. Respeitando os limites de velocidade de trânsito, motoristas levam duas horas para concluir o trecho.

Segundo o diretor superintendente da Sudeco, Marcelo Dourado, a construção da linha é estratégica para o desenvolvimento da região. Ao cruzar estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Dourado projeta que a população deste eixo irá saltar de 6,5 milhões de pessoas para 20 milhões dentro de 15 anos.

“O Eixo Brasília-Anápolis-Goiânia será a segunda maior conurbação (união física de municípios) do País. É como se praticamente tivéssemos uma cidade apenas. Só perdendo, obviamente, para o eixo Rio de Janeiro-São Paulo”, reforçou. Ao lado do potencial populacional, estudos também apontam a tendência para a formação do maior Produto Interno Bruto Regional (PIB) do Brasil.

“O Distrito Federal tem o maior PIB per capita da América Latina. São R$ 51 mil por habitante ao ano. O centro administrativo do País está aqui. Goiânia é o grande polo do agronegócio. No ano passado, Goiás cresceu em percentuais chineses, em torno de 7% a 8%. E Anápolis hoje é o segundo polo de fármacos (medicamentos) do País e caminha para ser o primeiro”, argumenta.

Fonte: Da redação do clicabrasilia.com.br

https://credit-n.ru/order/kreditnye-karty-citibank.html https://credit-n.ru/order/zaim-creditstar.html https://credit-n.ru/offer/kreditnye-karty-alfa-bank.html